HÉRNIA INCISIONAL
Esta ocorre quando uma pessoa se submete a qualquer procedimento cirúrgico na cavidade abdominal e as estruturas intra-abdominais passam a se exteriorizar por este novo orifício ou incisão cirúrgica. Geralmente há ruptura da linha de sutura, durante esforço, na parede abdominal operada (exemplo: tosse e vômitos durante o período de convalescença) ou em casos de infecção.
Meios de tratamento
O tratamento desta patologia pode ser muito complicação a depender do local de aparecimento, se é ou não recidivada, do tipo de tratamento realizado anteriormente e do tamanho da mesma. Algumas vezes é necessário a internação prévia para procedimentos auxiliares que facilitarão o procedimento operatório (vide a seção de casos clínicos). Na maioria dos casos é necessário o uso da tela para reforço da parede abdominal. Em casos selecionados é possível o uso da laparoscopia para seu tratamento.
Como diminuir a incidência?
É muito importante que o paciente siga as orientações de perda de peso, supressão do tabagismo, utilização adequada dos medicamentos para diabetes e hipertensão no período pré-operatório, além de repouso adequado no período pós-operatório, diminuindo assim a chance de ocorrência desta patologia.